quarta-feira, 25 de abril de 2012


HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO BARROS



ARAGUATINS: Secretário entrega Certificação da Comunidade Quilombola Ilha de São Vicente
 
O secretário de Segurança, Justiça e Cidadania, João Costa, entregou a certificação como remanescente de quilombo, pela FCP – Fundação Cultural Palmares, ao representante da Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente, Salvador Batista Barros.
“Esse documento nos dá segurança e força para continuar lutando por nossos direitos. Fomos despejados o ano passado. Nunca perdi a esperança. Hoje voltei e estou trabalhando na terra para sustentar meus filhos”, disse o morador mais velho da comunidade quilombola Ilha de São Vicente, Salvador Batista Barros, de 74 anos.
As certificações, pela FCP, das Comunidades Ilha de São Vicente foi publicada no Diário Oficial da União n° 228, de 27 de dezembro de 2010, Cadastro Geral 013, registro 1.420, de folha 36 e registro 1.419 de folha 35.
Para o secretário João Costa, a entrega da certificação como remanescente de quilombo aos representantes das comunidades é um momento histórico e extremamente importante por ser o primeiro passo para que as comunidades consigam a titulação das suas terras. “É muito triste que no século 21 ainda haja pessoas que cometam injustiças como a que fizeram com a comunidade da Ilha de São Vicente”, ressaltou.
Também estiveram presentes na solenidade o subsecretário de Justiça e Cidadania, Djalma Leandro; o superintendente de Promoção dos Direitos Humanos, Crimério Pacheco; o coordenador de Afro descendentes e Quilombolas, Luiz Carlos Benedito; a reponsável pelo levantamento e diagnóstico situacional das comunidades, a historiadora Leonídia Batista Coelho, entre outras autoridades. (Deydjane da Luz)




 
                                                                                                                                           Fonte: Jornal Folha do Bico

Nenhum comentário:

Postar um comentário