quarta-feira, 17 de julho de 2013

PROJETO: ALUAIÊ – III Encontro da Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente

O Projeto de integração, intercâmbio e valorização da cultural denominado, ALUAIÊ- IIIEncontro da Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente, o encontro é umatradição
iniciada a 3anos, pela a Associação da Comunidade, objetivando a integração familiar e a
valorização da Cultural afro-brasileira e o resgate da história do quilombo da Ilha de São Vicente.
O presente projeto é focado no resgate cultural e histórico baseado na Lei nº 10.639/03, na integração familiar, no intercâmbio envolvendo a comunidade local, regional, estadual e nacional. Ao passo que resgatamos as nossas tradições, propiciamos o encontro da família, recebemos convidados na comunidade para conhecerem um pouco da história do quilombo, valorizamos a cultura afro-brasileira envolvendo a comunidade nas atividades realizadas no quilombo, valorizamos a cultural local, regional e nacional com a realização de palestras, oficinas e rodas de conversas.
O III encontro da Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente será realizado no Barracão da Associação no dia 27 de julho de 2013 e contará com a participação dos familiares residentes na ilha, na sede do município, e em outros estados da federação. Receberemos também convidados representantes dos movimentos sociais, autoridades municipais, regionais, estaduais e nacionais.
Ao longo do encontro teremos palestras, rodas de conversas, oficinas com trocas de experiências, um almoço de confraternização e um banho de Rio Araguaia na Praia do Noronha. As atividades serão organizadas pela diretoria da associação com a colaboração dos familiares.
Ressaltamos a importância do presente projeto para a valorização da cultura afro- brasileira bem como para a nossa comunidade, essa ação serve para fortalecer os laços familiares e culturais da comunidade.
A comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente é reconhecida pela Fundação Cultural Palmares desde 2010, a pesquisa antropológica para a consolidação da titulação do nosso território foi iniciada em junho de 2013 e a comunidade tem caminhado no sentido de fortalecimento das ações sociais, culturais e educacionais, assim o encontro da comunidade é de suma importância para a integração rumo a construção de uma sociedade autônoma e igualitária onde os valores como ética, igualdade e solidariedade sejam vivenciadas no quilombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário