Fonte: http://blogdosempreendedores.com.br
Todo mundo apoia a ideia de que as pessoas sejam úteis e capazes de fazer alguma diferença na qualidade de vida no planeta. Mas para transformar uma paixão ou causa na qual se acreditas em um empreendimento é preciso muito talento para os negócios. Os desafios no exercício dessa atividade estão claros na definição de empreendedor social do escritor norte-americano Roger L.Martin:
“É alguém que concentra seus esforços para transformar um equilíbrio negativo, mas estável, que causa negligência, marginalização ou sofrimento para um segmento da humanidade; É alguém que traz a sua inspiração, ação direta, criatividade e coragem para mudar essa situação; e é alguém que tem o objetivo de incentivar o estabelecimento de um novo equilíbrio que assegure benefícios a esse grupo e à sociedade em geral.” O empreendedorismo social nunca teve demanda maior. Veja a seguir algumas dicas da equipe do portal Inc.com sobre como se tornar um empreendedor social.
1- Conheça seu tema É muito importante conhecer bem o assunto com que quer trabalhar. Qual a causa que é mais próxima a você, e com a qual você mais se identifica? Levante o maior volume possível de informações sobre o assunto. O maior erro de novos empreendedores é estar informado pela metade. É ótimo querer ajudar os outros, mas você precisa saber bem o que está fazendo.
2- Construa a sua marca Não é porque você está lidando com uma causa social que ela precisa ser mal representada com logos e materiais inexpressivos. No que diz respeito às coisas que queremos transformar no mundo, é preciso convencer as pessoas a participarem ou investirem na mesma medida, ou com mais esforço, do que no mercado convencional. Se você quer que seu empreendimento social dê certo, não negligencie aspectos como propaganda, marketing e promoção.
3- Pense no seu empreendimento social como um negócio Uma organização não-governamental moderna deve adotar muitas das estratégias políticas e as melhores práticas usadas por empresas bem sucedidas. Mesmo funcionando como uma organização sem fins lucrativos em termos legais, os empreendimentos sociais de maior sucesso funcionam muito como um negócio qualquer, só que com objetivos diferentes. Isso significa processos de gestão bem estruturados, seleção de profissionais capacitados e estratégias de marketing, entre outros.
4- Feche parcerias inteligentes Para muito empreendedores sociais, o sucesso depende do desenvolvimento de parcerias. Do ponto de vista corporativo, você deve alinhar a sua marca com organizações que tenham uma boa reputação, e estejam em sintonia com suas ideias. No caso das organizações não-governamentais não é diferente, mas como a necessidade de parcerias é ainda maior, é preciso desenvolver uma estratégia para diferenciar-se das outras organizações que também buscam o apoio de empresas e instituições.
5- Crie uma conexão emocional Sem dúvida, a percepção do público sobre a sua organização pode levá-la ao sucesso ou ao fracasso. Para compensar pela usual falta de recursos para investir em marketing, tenha sempre em mente, e promova, aquela paixão inicial que o fez investir em sua causa. Crie suas próprias maneiras de se conectar com outras pessoas e controle o meio e a mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário