segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dicas para negócio social




Confira as nove dicas indispensáveis da sitawi para formação de um negócio social:

  1. Diversifique as fontes de financiamento da organização. Não dependa apenas de uma ou duas fontes de receita. Também não é razoável esperar que um único negócio social pague todas as contas da organização;
  2. Monte o negócio social depois de conseguir os primeiros clientes. Muitos dos que dizem "eu compraria" não arcam com a palavra na hora "H";
  3. Tenha total compreensão sobre as receitas, os custos unitários e as variações de mercado. Se há prejuízo na venda por unidade, não há milagre que resulte em lucro no final do mês;
  4. Aproveite o fato de que em um negócio social a lógica de investir agora para ganhar depois faz sentido econômico. Tome decisões olhando mais para o benefício líquido total do que para o custo imediato;
  5. Esteja pronto para gerenciar os conflitos entre as pessoas que atuam nos aspectos sociais do novo empreendimento _que certamente implicarão as questões salariais. Não fuja desses problemas e seja claro nas decisões polêmicas;
  6. Se usa voluntários, não os gerencie sob a ótica de que "tudo o que fizerem ajuda". Capacite-os e tenha em mãos um acordo que considere e respeite expectativas mútuas, incluindo o tempo dedicado à função;
  7. Lembre-se sempre de que um negócio social também precisa de fomento ou de reinvestimento de capital;
  8. Consulte sempre profissionais gabaritados, como advogados ou contadores que saibam lidar com impostos e leis de incentivos fiscais específicos do setor social. Não pague taxas a mais ou a menos. Ética e transparência trazem credibilidade e receitas para a entidade;
  9. Cobre eficácia nas operações, mas não deixe que parceiros, clientes, funcionários ou beneficiários diretos de suas ações esqueçam as metas e os valores da organização (missão e visão).
QUEM É SITAWI?

SITAWI
A sitawi é um Fundo Social que, desde 2006, amplia o impacto de organizações e empresas comprometidas com causas sociais e ambientais. Por meio de empréstimos e consultoria, a sitawi está desenvolvendo uma nova forma de financiamento social no Brasil, provendo crédito adequado à realidade do terceiro setor. Seu fundo social é formado por doações de indivíduos e empresas e é totalmente destinado a Empréstimos Sociais. Dessa forma, a sitawi multiplica o impacto social de seus apoiadores.
Para saber mais, acesse www.sitawi.net.

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