Empreenda de forma rápida e barata, diz professor de Harvard
Veja as lições de Howard Stevenson, professor da Harvard Business School, que já foi chamado de leão do empreendedorismo pela revista Forbes

São Paulo – O leão do empreendedorismo. É assim que a imprensa americana se refere ao professor Howard Stevenson, de 71 anos. Professor emérito de administração da Harvard Business School e primeiro titular da cátedra Sarofim-Rock da instituição, dedicada ao ensino e pesquisa em empreendedorismo, Stevenson tem na bagagem passagem pela reitoria da escola, mais de 10 livros publicados e algumas empresas bem sucedidas.
De passagem pelo Brasil nesta semana, ele citou a Ambev, Natura e Embraer como empresas brasileiras de destaque. E diz que acredita que o país tem muitos pontos a seu favor para crescer economicamente, como recursos naturais em abundância. “Eu estou muito esperançoso, se eu tivesse 40 anos a menos, eu iria aprender português”, brinca.
O professor conduziu a discussão de um estudo de caso no Insper, em parceria com a Endeavor Brasil e Harvard Business School Club of Brazil. Em entrevista à Exame.com, ele afirmou que todo empreendedor precisa saber focar na oportunidade e criar empresas de forma rápida e barata. Veja abaixo algumas dicas do professor.
1. Preste atenção nos consumidores
A necessidade do consumidor é um dos principais aspectos que empreendedoresdeveriam prestar atenção. Segundo Stevenson, para uma empresa crescer e se tornar bem sucedida é preciso pensar em todas as chaves que levam o produto até o cliente.
“A única maneira de ganhar dinheiro é o cliente comprando”, afirma Stevenson. Por isso, a preocupação de um empreendedor deve se estender ao treinamento da equipe de vendas, dos distribuidores e dos fornecedores, pois cada detalhe da cadeia pode fazer diferença.
2. Empreenda de forma rápida e barata
No mercado de startups, a competição é bastante acirrada. “Todos estão competindo com pessoas espertas”, afirma Stevenson. Ele diz que se hoje as pessoas têm olhos para o Facebook, antes disso era o MySpace e assim por diante. Um bom negócio, segundo o professor, precisa ter pessoas que desejam o seu produto e você precisa desenvolver de forma rápida e barata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário