sexta-feira, 29 de março de 2013

Pequenos negócios marcam presença no mundo digital




Pequenos negócios marcam presença no mundo digital

E-mailImprimir
Os visitantes da Feira do Empreendedor 2013 – Paraná conheceram uma forma fácil de colocar suas empresas na web. Julien Condamines, gerente de Produtos de Marketing do Google, apresentou a um grupo de empresários as oportunidades para identificar e conquistar clientes no mundo digital. O Sebrae, em parceria com o Google e Yola, idealizou o programa Conecte Seu Negócio, que ajuda e estimula as micro e pequenas empresas a crescerem no mercado web de maneira simples e rápida, com suporte na criação de uma página própria na internet. Lançado em 2011, mais de 200 mil empreendedores aderiram à proposta.
Julien Condamines, gerente do programa, explicou que o maior desafio para que os empresários brasileiros invistam mais no mundo digital é o psicológico. “Os empreendedores ainda acham que é coisa muito complicada, têm medo. Na verdade, o que fazemos é mostrar como tudo isso é simples”, assinalou o executivo. O bate-papo do representante do Google com empresários paranaenses trouxe dados relevantes para o segmento. Segundo Julien Condamines, a primeira coisa que um cliente faz, ao procurar um produto ou empresa, é acessar a internet. “Sessenta e três por cento das pessoas pesquisam antes de comprar por esse meio”.

Os benefícios que o mundo digital traz aos empreendedores também foram explorados. Também tratou-se de desmistificar a dificuldade de um proprietário de micro e pequena empresa estar na internet. “As ferramentas são de fácil usabilidade e em dez minutos uma empresa pode ter um site”, salientou Julien Condamines.

Na passagem pela Feira do Empreendedor, o Google, além de auxiliar os empresários a ingressarem no mundo digital, entregou ainda o Prêmio Empreendedor Conectado aos empresários que se beneficiaram com a criação de uma página própria na internet para atrair e impulsionar negócios. Os vencedores paranaenses foram Ambientti Idealle, Imobiliária Palotina e Cervejaria Bode Brown.

Vendo a necessidade de divulgar seus imóveis para outras localidades, a Imobiliária Palotina, empresa que está há 15 anos no mercado, há um ano e meio criou um site por meio do Conecte Seu Negócio. Hoje, por semana, a página contabiliza 370 acessos. “A cidade está se tornando um polo universitário, então vimos que teríamos que divulgar nosso negócio para que os estudantes pudessem conhecer nossos produtos sem precisar estar em Palotina”, conta o empresário Jivanio Leduino, um dos premiados.

Em dezembro de 2011, o casal Bruna e Marcelo Yamakawa iniciou um negócio próprio: a Ambientti Idealle, que fabrica e vende móveis sob medida em Curitiba. "Procurei na internet por sites grátis com o intuito de fazer um para a loja e deparei-me com o Programa Conecte Seu Negócio. Fizemos um site funcional e colocamos várias fotos dos móveis que fizemos. Hoje, 90% dos contratos que fechamos vêm de clientes que acessaram a nossa página e o restante por indicação de quem viu na internet.”

Segundo o assessor da Diretoria Executiva do Sebrae no Paraná, Ricardo Dellamea, a internet é a forma mais democrática de uma micro e pequena empresa divulgar seus produtos e suas marcas. “Um empreendedor de qualquer localidade pode divulgar a sua marca e seus produtos para o mundo, independentemente de seu perfil socioeconômico.”

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário