domingo, 1 de abril de 2012

1ª Turma do Curso de Jogos Cooperativos


A Fundação Barros inicia seus cursos com força total 




Luis Nascimento




A Fundação Barros é uma Organização Educacional e Cultural, (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público) com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, cujo objeto é assistência cultural e educacional. Iniciamos nossas atividades de capacitação técnica neste último dia 31/03/2012 com a realização do nosso primeiro curso de Jogos Cooperativos denominada Oficina Conviver. Com, ministrada pela professora Isolda Marinho e professor Thiago G. Carvalho.





A experiência com essa primeira turma de Jogos Cooperativos foi muito significativa e enriquecedora para os alunos, os organizadores, professores e parceiros envolvidos no projeto, vivenciamos atividades lúdicas cooperativas, integração e muita motivação, fato que gerou inclusive a solicitação de uma turma permanente no decorrer desse ano de 2012, assim deixamos agendada o próximo encontro para maio de 2012, com data a ser definida pela coordenação pedagógica da Fundação Barros e os professores do curso.

Optamos por iniciar nossos cursos com Jogos cooperativos por este possibilitar exercícios de convivência, dinâmicas de grupo, atividades de integração, que proporcionam o resgate do potencial para viver junto, em comunidade, aperfeiçoando habilidades de relacionamento e ensinando a viver uns com os outros, em vez de uns contra os outros.



Baseados na Pedagogia da Cooperação - alternativa possível e saudável no campo das relações sociais para disseminar uma cultura de paz - os jogos cooperativos são uma ferramenta para unir pessoas e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam, como parceiros e não como adversários. A prioridade é o coletivo. O jogo cooperativo serve para nos libertar da competição. Seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum, de forma lúdica e prazerosa.
Teremos a pedagogia da cooperação como norte para construção dos projetos para as comunidades tradicionais quilombolas e comunidades carentes, uma vez que buscaremos fortalecer atitudes e valores de solidariedade, cooperação e união nas comunidades atendidas pela Fundação Barros.

Brasília, 01/04/2012
Fátima Barros






Um comentário:

  1. JOGOS PEDAGÓGICOS COOPERATIVOS

    Oficina Conviver. Com

    No último dia 31/03/2012 a Fundação Barros em parceria com ATUE DF (Associação dos trabalhadores de Urgência e Emergência do DF) realizou o primeiro curso de Jogos Cooperativos denominada Oficina Conviver. Com, ministrada pela professora Isolda Marinho e professor Thiago G. Carvalho, contamos com 22 inscritos. O Curso foi realizado no auditório do Museu dos Ex.Combatentes da 2ª Guerra Mundial. A experiência com essa primeira turma foi muito significativa e enriquecedora para os alunos, organizadores, professores e parceiros envolvidos no projeto. Tivemos a possibilidade de vivenciar atividades lúdicas cooperativas, integração e muita motivação, o que gerou a solicitação de uma turma permanente no decorrer desse ano de 2012, assim agendamos o próximo encontro para maio de 2012, com dia a ser definido pela coordenação pedagógica da Fundação Barros e os professores do curso. Optamos por iniciar nossos cursos com a temática de Jogos cooperativos por este possibilitar exercícios de convivência, dinâmicas de grupo, atividades de integração, que proporcionam o resgate do potencial para viver junto, em comunidade, aperfeiçoando habilidades de relacionamento e ensinando a viver uns com os outros, em vez de uns contra os outros. A tarde rendeu muita satisfação, alegria e novas descobertas que marcaram a vida de todos os presentes.

    ResponderExcluir